Quem tem alergia a ovo pode tomar vacina contra covid-19? Tire suas dúvidas

Há pouco mais de dois meses, o Brasil iniciou a vacinação contra o novo coronavírus. Porém, as vacinas ainda geram muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito a pacientes com alergias ou imunodeficiência (desordem no sistema imunológico).

Com o objetivo de ajudar no entendimento dessas questões, a Dra. Ekaterini Goudouris, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), respondeu as principais perguntas em relação às alergias e vacinas contra a covid-19. Veja o que é mito e o que é verdade.

  • Tenho alergia grave a ovo e leite e, por isso, não devo me vacinar? 

Mito! Não há qualquer evidência ou relato de que alguma das

vacinas contra a covid-19 cause reações graves em pacientes com alergia

alimentar.

  • Tenho risco de sofrer uma anafilaxia ao tomar a vacina da covid-19? 

A anafilaxia é uma reação alérgica aguda. Ela é considerada como uma reação grave, pois começa subitamente e, se o socorro não for rápido, pode ser fatal.

Se você tem histórico de anafilaxia a alguma vacina ou a algum componente das vacinas em uso, sim, esse risco existe. Importante frisar que: não se tem observado reações anafiláticas com as vacinas em uso no Brasil no momento. Além disso, pessoas com alergia respiratória, dermatite atópica ou alergia alimentar não são consideradas de risco para anafilaxia por vacinas, a não ser que apresentem reações a algum dos componentes destas vacinas.

Se uma pessoa já tiver apresentado previamente um quadro de anafilaxia, particularmente causada por alguma outra vacina, é fundamental que converse com seu médico antes de receber as vacinas contra a covid-19.

  • É melhor tomar um antialérgico antes ou depois de me vacinar contra a covid-19? 

Mito. O uso de antialérgico antes de tomar a vacina NÃO está indicado até o presente momento. Os antialérgicos não são capazes de prevenir uma reação grave e ainda podem mascarar os sintomas iniciais.

O uso após a aplicação está indicado apenas em caso de ocorrer alguma reação de natureza alérgica. Lembramos que a maioria das reações a qualquer vacina são leves e não são de natureza alérgica.

  • Pessoas com imunodeficiências podem se vacinar? 

Verdade, podem sim. Não sabemos se todos irão responder bem, pois depende do tipo de defeito imunológico, mas as vacinas são seguras para essas pessoas.

  • Pessoas que tomam imunoglobulina podem ser vacinadas? 

Sabemos que o uso de imunoglobulina humana pode atrapalhar a resposta às vacinas. No entanto, é seguro tomar a vacina e, diante da pandemia que vivenciamos, a indicação é que as vacinas sejam aplicadas mesmo que não tenhamos certeza se a resposta imunológica será ótima.

Fonte:iBahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia