Pessoas que já contraíram Covid-19 precisam de apenas uma dose da Pfizer para proteção

Foto : Ministério da Saúde/Reprodução

Pessoas que já contraíram Covid-19 precisam de apenas uma dose da vacina desenvolvida pela Pfizer para proteção contra as variantes do Sars-CoV-2.

A descoberta é de um estudo realizado por pesquisadores do Imperial College London, Queen Mary University of London e University College London, publicado hoje na revista Science.

Naqueles que não foram previamente infectados, e até agora receberam apenas uma dose da vacina, a resposta imune às variantes preocupantes pode ser insuficiente, afirma a pesquisa, potencialmente deixando-os em risco de contrair a doença.

As descobertas analisaram as respostas imunológicas em profissionais de saúde do Reino Unido em hospitais Barts e Royal Free após sua primeira dose da Pfizer/BioNTec.

 

Amostras de sangue foram analisadas quanto a presença e os níveis de imunidade contra a cepa original do Sars-CoV-2, bem como as variantes que emergiram no Reino Unido (B.1.1.7) e na África do Sul (B.1.351).

Junto com os anticorpos — as proteínas em forma de Y que se aderem ao vírus e ajudam a bloquear ou neutralizar a ameaça — os pesquisadores também se concentraram em dois tipos de glóbulos brancos: células B, que “lembram” o vírus; e células T, que ajudam a memória das células B e reconhecem e destroem as células infectadas com coronavírus.

 

*IBahia

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia