Em decisão histórica, OMS aprova primeira vacina contra a malária

OMS aprova primeira vacina contra a malária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou e recomendou a primeira vacina contra malária do mundo depois de 30 anos de pesquisas científicas. A doença mata 500 mil pessoas por ano, sendo 260 mil crianças com menos de cinco anos na África subsaariana.

A OMS acredita que a nova vacina também terá um grande impacto econômico sobre os países africanos, dado que a doença causa prejuízo anual de U$ 12 bilhões aos países africanos.

“Este é um momento histórico. A tão aguardada vacina de malária para crianças é um marco na ciência, na saúde infantil e no controle da Malária. O uso da vacina pode salver dezenas de milhares de jovens vidas todo ano”, afirmou Tedro Ghebreyesus, diretor geral da OMS, em nota.

Elaborada pela GlaxoSmithKline, a vacina, a primeira a lidar com uma doença parasitária, mostrou eficácia de 40% contra a Malária nos primeiro ano e 30% de redução de malária severa. Estudos mostram que o imunizante pode salvar 23 mil crianças por ano e evitar 5,3 milhões de novos casos.

A vacina Mosquirix é ministrada em quatro doses para crianças. Os testes clínicos foram realizados no Quênia, Malawi e Gana com mais de 2,3 milhões de doses administradas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia