Especialista explica como diferenciar gripe, covid-19, dengue, chikungunya e zica

Foto: Divulgação/Assessoria

O surto de gripe influenza A H3N2 em meio a uma pandemia vem preocupando as autoridades médicas brasileira e a população, principalmente pela proximidade do Natal e Réveillon, datas de confraternizações. Para ajudar as pessoas a diferenciarem os sintomas de resfriado, gripe, covid-19, Chikungunya e Zica, a médica e gerente de Operações Médicas do Grupo Vitalmed, Diana Serra, dá algumas orientações para identificar, cuidar e prevenir, sendo a principal delas, vacinar.

Diana informa que o resfriado é causado por diversos tipos de vírus e os sintomas são: febre mais branda, dor no corpo, tosse, coriza, sintomas respiratórios, mas o quadro não se agrava. O resfriado pode durar de 5 a 10 dias e não tem maiores complicações. Já a gripe pelo vírus Influenza A H3N2, principalmente em pacientes com comorbidades, asmáticos, crianças pequenas e idosos pode ter complicação, como febre alta persistente e falta de ar.

“Se a febre persiste por mais de 48h ou 72h, mesmo com o uso de antitérmico, deve-se procura uma avaliação médica. É um sinal de alerta e precisa ser avaliada”, diz a doutora Diana.

Como estamos em uma pandemia, caso apareça algum outo sintoma que possa levar à suspeita da covid-19, como a tosse seca persistente, prolongada, falta de ar, dor de garganta, perda do olfato e paladar ou teve contato com alguém que testou positivo, a médica orienta que, “a partir do terceiro dia dos sintomas, é necessário fazer a testagem da covid-19”.

Sobre as arboviroses, como dengue, chikungunya e zica, transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti, a médica afirma que não se manifestam com sintomas respiratórios.

“Essa é a diferença básica para as doenças causadas pelos vírus respiratórios que provocam a gripe ou a covid-19”. De acordo com doutora Diana, não se deve buscar a unidade de saúde no primeiro sintoma de febre, deve-se manter o uso de antitérmico para controle dos sintomas e observar a evolução do quadro, além de beber bastante água para hidratar o corpo e repousar.

Quanto à prevenção, a profissional ressalta a importância do uso de máscara e a lavagem das mãos, além de evitar ambientes fechados, aglomerações e tomar a vacina da gripe, que tem validade de um ano, e da covid-19.

“Vamos enfrentar mais esse desafio com calma e mantendo as medidas de controle determinadas pela ciência. Quem está doente, precisa ficar em casa. Se tiver que sair, use a máscara, não baixe a guarda, nem relaxe na higienização das mãos. Mantenha os cuidados”, alertou Diana.

 

Fonte: Bahia.ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia