Preços de medicamentos para hospitais registram sexta queda consecutiva em novembro

Preços de medicamentos para hospitais registram sexta queda consecutiva em novembro
Foto de Aristeu Chagas/Agecom.

Em novembro, o preço dos medicamentos comprados por hospitais caiu 0,17%. Esta é a sexta vez consecutiva que ocorre redução nos valores dos remédios. Um dos motivos é a estabilização da pandemia do coronavírus, com expressiva redução de novos casos e avanço da vacinação.

Os dados são do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), indicador criado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Bionexo – healthtech líder em soluções digitais para gestão em saúde.

O levantamento indica ainda um declínio nos preços dos grupos de medicamentos mais demandados durante os períodos mais críticos da pandemia da Covid-19, sobretudo os atuantes sobre o sistema musculoesquelético, aparelho digestivo/metabolismo e aparelho cardiovascular.

No acumulado de 2021, o IPM-H registrou alta de 5,76%. Já em relação aos últimos 12 meses, encerrados em novembro deste ano, a alta foi de 7,21%.

O IPM-H é elaborado com base nos dados de transações realizadas desde janeiro de 2015 através da plataforma healthtech, por onde são transacionados mais de R$ 12 bilhões de negócios por ano no mercado da saúde, o que representa cerca de 20% do que é transacionado no mercado privado nacional.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia