Clínica do Trabalhador de SAJ é representada no XX Congresso Nacional da ANAMT

 

Dr. Everaldo Júnior ao lado da Procuradora do Trabalho, Cirlene Zimmermann – Imagem: divulgação

A Clínica do Trabalhador, unidade de saúde especializada em atendimento a trabalhadores, está sendo representada no XX Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), que acontece em Salvador, na Bahia, entre os dias 22 e 25 de novembro.

O médico do trabalho Dr. Everaldo Júnior, diretor da Clínica do Trabalhador, é um dos participantes do evento. Em debate sobre a “Subnotificação dos acidentes de trabalho”, o ele contribui com uma fala sobre os desafios para a obtenção de dados confiáveis sobre a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

A subnotificação é um problema sério no Brasil. Estima-se que apenas 30% dos acidentes de trabalho são registrados. Isso dificulta o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para prevenir e reduzir esses acidentes”, afirma Dr. Everaldo.

Durante a palestra, Dr. Everaldo também questionou o fato de muitos dos órgãos responsáveis pela coleta de dados sobre acidentes de trabalho, como os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMTs), não possuírem profissionais qualificados ou equipes suficientes para realizar esse trabalho.

“É preciso investir na capacitação dos profissionais que atuam na área de segurança do trabalho e garantir que eles tenham os recursos necessários para realizar seu trabalho de forma eficaz”, disse o médico.

Santo Antônio de Jesus é um exemplo de cidade que tem uma marca negativa com a subnotificação de acidentes de trabalho. Em 1998, a cidade foi palco de uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício que matou 60 pessoas, incluindo 20 crianças. O acidente foi um dos maiores da história do Brasil e evidenciou a falta de fiscalização e segurança nas indústrias do país.

A explosão da fábrica de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus foi um evento trágico que deixou marcas profundas na cidade. É importante que esse acidente sirva de alerta para que sejam tomadas medidas para prevenir que tragédias semelhantes aconteçam no futuro”, afirma  Dr.Everaldo Júnior.

A Clínica do Trabalhador é uma unidade de saúde privada que oferece atendimento a trabalhadores de diversas empresas e indústrias. A clínica conta com uma equipe de profissionais especializados em medicina do trabalho, segurança do trabalho e enfermagem do trabalho.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia