Cirurgião Vascular do IMDI fala sobre hábitos que provocam o surgimento de varizes

As varizes e vasinhos, além do impacto estético negativo, podem causar dor e até mesmo evoluir para problemas mais graves

Dr. Frederico Moraes, Cirurgião Vascular

Em entrevista ao Blog do Valente o cirurgião vascular, do IMDI em Santo Antônio de Jesus, Dr. Frederico Moraes falou sobre a importância da saúde vascular para homens e mulheres.

Embora as mulheres busquem mais por consultas e cuidados com a saúde vascular, Dr. Frederico Moraes ressalta que as doenças venosas, como as varizes, podem afetar ambos os sexos. “A doença não acontece só nas mulheres”, afirma o especialista.

As varizes e vasinhos, além do impacto estético negativo, podem causar dor, inchaço, fadiga nas pernas e até mesmo evoluir para problemas graves como trombose. O tratamento visa não apenas a estética, mas principalmente a saúde e o bem-estar do paciente.

De acordo com o especialista, ficar muito tempo em pé ou sentado, seja no trabalho ou por falta de atividade física, aumenta a pressão nas veias e pode favorecer o desenvolvimento de doenças venosas. Praticar exercícios físicos, especialmente aqueles que trabalham as pernas e panturrilhas, é fundamental para melhorar o retorno venoso e prevenir problemas.

Ter familiares com histórico de varizes indica maior risco de desenvolvê-las.

“É importante buscar avaliação médica precoce, mesmo que ainda não apresente sintomas”, orienta Dr. Moraes.

A trombose, que é o entupimento da circulação das veias profundas, pode ser uma complicação grave das doenças venosas. É fundamental buscar atendimento médico imediato se você apresentar sintomas como dor intensa, inchaço, vermelhidão e calor nas pernas.

Uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, além da prática regular de atividade física, são essenciais para prevenir doenças venosas e manter a saúde vascular em dia.

Dr. Frederico Moraes reforça a importância da atenção à saúde vascular: “Cuidar da saúde vascular é fundamental para homens e mulheres. Através de consultas médicas regulares, hábitos saudáveis e acompanhamento profissional, é possível prevenir doenças venosas, melhorar a qualidade de vida e ter mais bem-estar.”



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia