Número de casos de dengue no País sobe 109%

O n?mero de casos de dengue registrados no Pa?s este ano subiu 109% em rela??o ao ano passado. At? o dia 13 de fevereiro, foram registrados 108.640 casos no Pa?s. No mesmo per?odo de 2009, haviam sido contabilizados 51.873 casos.

Cinco Estados registram epidemia e concentram 71% dos casos da doen?a: Mato Grosso do Sul, Acre, Rond?nia, Goi?s e Mato Grosso. Cinco munic?pios registram 34% de todos os casos de dengue no Pa?s. S?o eles: Campo Grande (MS), com 12.712 casos; Goi?nia (GO), com 12.316 casos; Rio Branco (AC), com 5.056 casos; Porto Velho (RO), com 3.412 casos; e Aparecida de Goi?nia (GO), com 3.280 casos.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue, Giovanini Coelho, o aumento de casos registrados neste ano est? relacionado ao forte calor, ao alto volume de chuvas e ao crescimento da circula??o do v?rus dengue 1.

Existem quatro tipos de v?rus de dengue – dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4. Quanto ao ?ltimo (dengue 4), n?o h? registro de circula??o dele no Brasil. Os demais, cada ano, h? uma circula??o maior de um dos tipos e o dengue 1 h? muitos anos n?o circulava de forma t?o intensa como a registrada neste ano. Justamente por isso, h? um n?mero maior de pessoas suscet?veis ao v?rus, que podem contrair a doen?a.

Outros Estados despertam preocupa??o do minist?rio. Minas Gerais este ano notificou 15.626 casos nas primeiras seis semanas de 2010. S?o Paulo apresentou 2.930 casos e o Distrito Federal, 1.167 casos.

Por enquanto, foram registradas 21 mortes por dengue no Brasil. A maior preocupa??o, de acordo com Coelho, ? agora com os Estados do Nordeste, que apresentam grande suscetibilidade ao desenvolvimento da epidemia no Pa?s, isto porque, a partir de mar?o, inicia-se o per?odo de chuvas mais intensas na regi?o.

Fonte: A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia