Túneis de desinfecção do Senai Cimatec são implantados em hospitais de Barreiras e Camacã

Dois túneis de desinfecção do Senai Cimatec foram implantados pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (23), no Hospital Geral do Oeste, em Barreiras, e no Hospital Amec, em Camacã. Com este, 26 unidades de Saúde da Bahia já contam com o equipamento, que é para uso exclusivo de profissionais com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Os túneis de desinfecção fornecem mais segurança para os profissionais que estão na linha de frente, atendendo pacientes com suspeita da Covid-19. São utilizados antes deles de desparamentarem de seus EPIs, para evitar que sejam contaminados. Estamos implantando estes túneis em hospitais e unidades de saúde em toda a Bahia”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os túneis foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec e possuem formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do seu expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.

O Hospital Regional do Oeste, em Barreiras, tem 59 leitos previstos para casos de Covid-19, sendo que 19 já estão em funcionamento. Os demais serão abertos progressivamente, na medida em que haja demanda. Já o Hospital Amec possui 20 leitos e é exclusivo para atendimento a pacientes com quadro suspeito ou de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

Além destes, os equipamentos também foram implantados nas seguintes unidades de Saúde: Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, UPA de Ipiaú, UPA de Porto Seguro, UPA de Itaberaba, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho, Martagão Gesteira e o hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, das Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), Dantas Bião (Alagoinhas), Geral Clériston Andrade (Feira de Santana), Regional de Santo Antônio de Jesus e o hospital de campanha de Teixeira de Freitas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia