Duas pessoas são diagnosticadas com rotavírus após beberem água de Araci

Um bebê de 1 ano e 8 meses morreu após passar mal na cidade de Araci (BA). A suspeita é de que a água da cidade esteja contaminada. Outras 30 pessoas também passaram mal e foram hospitalizadas. Duas delas foram diagnosticadas com o rotavírus, doença provocada pela ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus. As informações são do G1.

De acordo com a secretária de Saúde da cidade, o caso ocorreu no povoado de Lagoa do Boi, que tem cerca de 700 moradores. Entre os sintomas apresentados pelos pacientes estão: vômitos, diarreia e dores abdominais. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso.

Conforme a prefeitura, as amostras da água foram colhidas e encaminhadas para serem examinadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador. Ainda não há previsão para divulgação do resultado.

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Abastecimento (Embasa), responsável pelo fornecimento de água na região, os testes feitos pela empresa não apontaram contaminação. Por isso, a caixa d’água da região também será analisada.

Ainda de acordo com o G1, a Embasa, a pedido da prefeitura, suspendeu o abastecimento de água na zona rural do município. Carros-pipa do Exército foram enviados para o local para abastecer a população. Desde que o fornecimento foi interrompido, não houve registro de novos pacientes com os sintomas.

Nota da Embasa

Por meio de nota ao G1, a Embasa informou que “desde que a suspeita de que a água distribuída na comunidade de Lagoa do Boi, no município de Araci, foi levantada pela Vigilância Sanitária, devido a episódios de mal-estar na população local seguidos de hospitalização e um óbito, a Embasa iniciou uma série de medidas visando a segurança da saúde da população local”.

Fonte: Istoé



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia