Covax Facility: Primeiras doses chegam ao Brasil até dia 20, diz presidente da Fiocruz

Foto: Divulgação

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, revelou, nesta terça-feira (16), que as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility devem chegar ao Brasil no dia 19 ou 20 de março.

De acordo com o G1, até o final do mês, 1,9 milhão de doses devem chegar ao país. Ao todo, 150 países participam da Covax Facility, aliança global criada para  impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vale lembrar que, em fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que dispensa registro e autorização emergencial das vacinas compradas pelo Ministério da Saúde através da Covax Facility.

O imunizante direcionado ao Brasil será o produzido pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca. No país, ele é produzido pela Fiocruz.

No primeiro semestre, estão previstas 10,6 milhões de doses para o Brasil. Ao todo, devem chegar 42 milhões, pelo valor de R$ 2,5 bilhões, segundo acordo do país com a OMS.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia