O SMS faz 25 anos. Parabéns ao tipo de comunicação que mudou o mundo

SMS [Short Message Services]. O conceito está tão integrado no nosso dia a dia que não temos noção da relevância que assumiu nas nossas vidas. O SMS está de parabéns e faz hoje, dia 3 de dezembro de 2017, 25 anos.

Foi neste mesmo dia, no ano de 1992, que o engenheiro canadiano Neil Papworth enviou uma mensagem do seu computador para o telemóvel de Richard Javis, executivo da Vodafone.

“Feliz Natal”, podia ler-se no curto texto.

Foi a primeira de um número incontável de SMS que são enviados por todo o mundo. A partir daí houve muitas evoluções, a popularização do SMS, a criação de limite de caracteres, a inclusão de emojis, a chegada de abreviaturas…

Em 2012, segundo dados da Acision citados pelo La Vanguardia, eram enviados 15 milhões de SMS por minuto, o que fez desta forma de comunicação a “mais popular”, apesar da concorrência forte dos emails e das redes sociais.

Apesar disso, este tipo de comunicação foi perdendo utilizadores com a massificação de aplicações como o WhatsApp, onde deixou de haver limite de espaço e onde se pode enviar mensagens de áudio e até fazer chamadas.

O Skype, o Messenger e o Telegram também têm contribuído para este abrandamento da popularidade, apesar de todos eles serem baseados na ideia do SMS.

Notícias ao minuto



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia