O verão é para todos: Marca de cerveja estimula quebra de padrões em comercial

Demorou, mas parece que algumas marcas de cerveja começaram a entender que todo mundo — independente do tipo físico, gênero, idade, cor e religião — gosta de tomar cerveja, não apenas os homens.

A nova propaganda da Skol para o verão, lançada na semana passada, é um exemplo disso. Em vez de mulheres e homens sarados e bronzeados (além da batida objetificação da mulher), você vai ver gordas e gordos, idosos, magrelos, peludos, carecas, cabeludos e todos aqueles que não se encaixariam em um comercial “padrão” das principais marcas do setor.

Com o slogan “No Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado”, a marca estimula a quebra de padrões e convoca todo mundo para curtir o verão. “A vida é longa e o verão é curto. Você tem espelho em casa? Então sai de casa! Vê se se enxerga”, diz a propaganda.

Gafes e o aprendizado

A Skol tem mudado o foco de suas propagandas nos últimos tempos, mas é preciso lembrar que a marca já cometeu muitas gafes, como a campanha “Esqueci o ‘não’ em casa” no Carnaval de 2015.

Depois de receber críticas sobre um possível estímulo ao assédio, a Skol acabou alterando a campanha, colocando frases que destacavam o dever de respeitar limites durante as folias, como “Não deu jogo? Tire o time de campo” e “Quando um não quer, o outro vai dançar.”

Em entrevista ao HuffPost Brasil em outubro deste ano, a VP de marketing da Ambev, Paula Lindenberg, disse que as marcas do grupo, como a Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia, Budweiser, estão se afastando cada vez mais desse formato machista de vender cerveja.

“O consumidor vem evoluindo, e a gente tem que evoluir junto”, disse.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=s9FsVvGDDL4]



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia