Conceição do Almeida: cinco respiradores são entregues ao município pelo Ministério da Saúde; assista o vídeo

63b8071e-565f-402c-8841-9b3bd5601627 (1)
4cca41a5-f11c-443a-8b7f-66f4352da21b (1)
6a45b6eb-3202-4fa0-a34b-cdf7d70b1781 (1)
59d3631e-46e6-47d1-8f30-723ca5831529 (1)

A cidade de Conceição do Almeida recebeu neste sábado (13) cinco respiradores. A oferta foi realizada após o prefeito Ito de Bega enviar um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando os equipamentos. A cidade conta com dez leitos de UTI para tratar pacientes que tenham complicações causadas pelo coronavírus.

Em entrevista ao Blog do Valente, o prefeito agradece ao técnico do Ministério da Saúde Messias Boaventura pelo trabalho que viabilizou o envio dos equipamentos e a equipe de saúde do município, que tem trabalhado no enfrentamento a COVID-19. O município já aplicou 100% das vacinas recebidas até agora. Ito de Bega afirma também que já disponibilizou o Hospital Municipal, para ajudar no atendimento dos casos de COVID da região. “A gente está disponibilizando o Hospital Municipal de Conceição do Almeida, para que possa ser uma central de referência para a COVID aqui na região. A gente sabe que só tem dez leitos de UTI aqui em Santo Antônio de Jesus. É muito pouco pra muitas cidades que abrange aqui o Recôncavo, e hoje estamos deixando aqui a disposição o Hospital de Conceição do Almeida se a SESAB precisar para montar dez leitos de UTI”, afirmou o prefeito.

Segundo Dr. Iury, médico que atua em Conceição da Feira e em Santo Antônio de Jesus, os respiradores são essenciais na implantação de novos leitos de UTI porque realizam uma respiração mecânica em pacientes que estão com insuficiência respiratória. “Na luta do dia a dia o respirador salva vidas, ajuda muito a gente a salvar vidas. E pra compor cada leito a gente precisa sim de um respirador, é de uma importância infinita”, afirmou o médico.

O vice-prefeito Nino, parabenizou a equipe de saúde e o prefeito pela aquisição dos respiradores e pelo empenho no combate ao coronavírus. “Esperamos não precisar usar esses equipamentos, mas está aí a disposição da comunidade de Conceição do Almeida e região para que possamos salvar vidas.”

Juarez, presidente do conselho de saúde do município, declarou estar à disposição da prefeitura neste momento de pandemia. Segundo ele, o hospital passou um momento de crise e abandono antes de ser administrado pela prefeitura municipal.

A secretária de saúde Sueli Sobral enfatizou que tem sido dias difíceis, mas a equipe de saúde continua trabalhando. Os respiradores chegam para salvar vidas, mas ainda é necessário  outros equipamentos para junto aos respiradores ampliar os atendimentos. “O nosso desejo é que os pacientes não venham a precisar desse serviço, mas se precisar estaremos aqui prontos para atende-los”, afirmou a secretária.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia