PROGRAMA DO VALENTE: cerca de 5 toneladas de óleo são removidas de Vera Cruz nesta quinta-feira, alerta secretário de Urbanismo

As manchas de óleo já chegaram a Ilha de Vera Cruz e o material denso toma conta do mar na região, situação que preocupa moradores e a prefeitura local. Em contato com o Blog do Valente, o secretário municipal de Urbanismo de Vera Cruz, Adrian Silva, informou que o que eles mais temiam aconteceu, mas que uma equipe já foi treinada para evitar riscos maiores. “É um material muito mais denso que o óleo comparado a uma massa corrida. Nossa primeira ocorrência foi na praia do Jaburu. Removemos uma tonelada e meia de uma praia, imagine uma borracha derretida em contato com a água, uma coisa elástica e pesada. Na Barra Grande e Arauá com uma operação mais complexa, ela bateu na pedra e estilhaçou muito, tiramos uma tonelada”, explicou o secretário.

O material que apareceu nesta quinta-feira, 17, nessa região já se espalhou de maneira rápida alcançando também a praia de Barra do Pote retirando duas toneladas nesse local. Na operação cerca de 30 pessoas envolvidas, além de caçambas, maquinários e o apoio da população sob orientação dos profissionais. No entanto, não é qualquer pessoa que pode ajudar a descartar esse material porque o mesmo apresenta riscos a saúde da população. “Tem que ser usado luvas, máscaras e o descarte estamos fazendo em um local de concentração já que não pode ir para os aterros sanitários. O destino final será definido pelo Ibama”, salientou.

O total de material já removido chega a 5 toneladas e o que pode vir chegar nos próximos dias pode atingir os recifes da Ilha de Itaparica e dificultar a remoção, uma vez que grudados as pedras, pode se instalar e não sair com facilidade. “Nos recifes estamos com monitoramento até hoje pela manhã, mas ela gruda nas pedras no momento que a água vem”, explicou.

Secretário alerta que morte de tartaruga não tem ligação com óleo, e após análise no animal, ela pode ter se embaraçado em rede de pesca e vindo a óbito.

Para informações ou alertas, o morador pode entrar em contato através do 71 3671- 3633.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia