Sebrae e municípios do Baixo Sul e Recôncavo assinam convênio

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, esteve em Santo Antônio de Jesus nesta quinta-feira, 7, para assinatura de convênio entre a instituição e três municípios da região, referente ao projeto Cidade Empreendedora. Foram assinados convênios com os municípios de Santo Antônio de Jesus, Gandu e Valença. A proposta do Cidade Empreendedora é fortalecer as micro e pequenas empresas dos municípios envolvidos, uma vez que elas são responsáveis pela geração de emprego de quase 2/3 dos postos de trabalho no Brasil.

Idealizado pelo Sebrae, o projeto tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, além de levar educação empreendedora para as escolas. “O Sebrae e a Prefeitura podem fazer muita coisa sozinhos, mas juntos podem fazer ainda mais. Com o projeto, todos ganham, principalmente o município. Dispomos de consultores de alto nível com práticas inovadoras e proporcionar isso por um custo quase zero na Bahia é muito importante”, afirmou Jorge Khoury.

Para o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogerio Andrade, a parceria contribuirá de forma decisiva no desenvolvimento da atividade empreendedora na microrregião. “A prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através do quadro funcional, se dedicará ao máximo ao projeto. Acredito que a iniciativa contribuirá definitivamente para o fomento do empreendedorismo aqui na nossa cidade e na região”, destaca.

O prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso, vê no projeto a alternativa para driblar a crise econômica que o país e, consequentemente, os municípios baianos atravessam. “Nesse momento em que estamos vivendo, de instabilidade econômica nos municípios, o Sebrae vem ser parceiro do município. Agora, precisamos dar um suporte ainda maior para as pessoas e fomentar o desenvolvimento”, pontua Leonardo Cardoso.

“Mais importante ainda é a questão da educação empreendedora, levar o conhecimento para as crianças que estão em formação agora, para que elas tenham no currículo o empreendedorismo”, completa o prefeito.

É a primeira assinatura de convênios com municípios baianos. No total, ainda em 2018, serão firmadas parcerias com outras 37 cidades da Bahia. No Recôncavo, Cruz das Almas e Santo Amaro da Purificação serão contempladas com o projeto. Segundo o superintendente do Sebrae na Bahia, os 40 municípios que implantarem o projeto agora em 2018 vão auxiliar para a identificação de possíveis ajustes necessários para expansão do programa em outros municípios baianos em 2019.

Visita e homenagem

Depois do encontro com os prefeitos, no final da tarde, Jorge Khoury visitou dois empreendimentos que participam de consultorias e capacitações do Sebrae e são case de sucesso e de gestão: o restaurante Bôgato e a Lojas Dix.

À noite, o dirigente participou do prêmio Melhores do Ano, no clube Sesc, promovido pela CDL de Santo Antônio de Jesus. O superintendente recebeu uma placa de homenagem ao Sebrae pela parceria e apoio de longas datas ao evento. A premiação destaca as melhores empresas do ano de 2017 na cidade polo do Recôncavo baiano, que são eleitas através de pesquisa de opinião.

Rafael Lopes/Sebrae



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia