UFRB divulga seleção de professor formador para curso de especialização EAD

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga a seleção interna de professor formador para atuar temporariamente no curso de especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, modalidade a distância, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

As inscrições têm início no dia 13 de maio e seguem abertas até o dia 09 de junho no site da SEAD. Podem participar do processo seletivo servidores de instituições públicas do Ensino Superior ou rede pública de ensino estadual/municipal do Estado da Bahia. Para se candidatar, o servidor deve possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC; pós-graduação stricto sensu na área de Educação ou área afim; experiência comprovada de docência ou de pesquisa na área e, no mínimo, um ano de atuação docente comprovada no Ensino Superior, em instituição pública ou privada.

Será selecionado um professor formador para atuar no componente curricular “Jogos Digitais e Gamificação na Educação”, cuja ementa abrange os seguintes tópicos: O uso de games em educação; Design e produção de games educacionais; Experiências internacionais e o cenário no Brasil; Gamificação nos Ambientes virtuais de aprendizagem. Para tanto, serão concedidas três bolsas a serem pagas paulatinamente à conclusão das atividades previstas no cronograma.

O professor formador deverá desenvolver atividades de capacitação de coordenadores, professores e tutores, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação; participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distancia, especialmente o Modelo Pedagógico Virtual UFRB; apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes; participar de encontros de formação continuada no Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA), entre outros.

A análise e avaliação das inscrições serão realizadas baseadas na análise do Currículo Lattes, conforme barema anexo ao edital. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo deverão participar do Programa de Habilitação em Educação a Distância (EAD) no período 13 de maio a 08 de julho e serem aprovados com nota igual ou superior a 70 pontos, sendo um dos critérios para atuar como professor formador. O resultado final da seleção estará disponível no dia 05 de julho no site da SEAD.

O candidato aprovado, quando convocado, deverá ter a disponibilidade de 20 horas semanais, incluindo sábados (quando for o caso), para desenvolver as atividades a distância e na sede da SEAD, em Cruz das Almas. As atividades estão previstas para início em julho de 2019. O desenvolvimento das atividades do candidato selecionado não caracteriza vínculo empregatício com a UFRB.

Confira o Edital SEAD Nº 08/2019.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/sead.

Informações adicionais devem ser solicitadas exclusivamente pelo e-mail [email protected].

Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia