Bolsonaro tem outdoors pagos por apoiadores e seguranças voluntários

 

De acordo com o deputado, as iniciativas seriam espontâneas

 

Outdoor de campanha do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro – Jorge William / Agência O Globo
RIO — Além do apoio patrocinado em páginas na internet, o pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, também ostenta outdoors espalhados por municípios em todas as regiões do país e uma equipe de seguranças voluntários. A campanha do presidenciável diz não interferir na instalação dos painéis, nega pagar qualquer custo e coloca as ações — para alguns adversários, de puro marketing político — na conta de grupos de direita. De acordo com o deputado, as iniciativas seriam espontâneas.

As mensagens dos outdoors — que pelo interior custam de R$ 600 a R$ 1.800 — tentam vincular o nome de Bolsonaro à honestidade ou trazem frases nacionalistas. Em um deles, em Garanhuns (PE), cidade natal do ex-presidente Lula, os autores usam um trocadilho para chamar a atenção dos moradores: “É melhor ‘Jair’ se acostumando”. Há também outdoors em Sobral (CE), reduto eleitoral do presidenciável pedetista, Ciro Gomes.

Na Bahia, o Ministério Público pediu a retirada de painéis no interior do estado. A solicitação foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outdoors foram instalados em Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida e, para o TSE, não configuraram propaganda eleitoral antecipada por não pedirem votos.

No voluntariado que cerca os outdoors de Bolsonaro, os apoiadores dizem que doações e “vaquinhas” promovidas na internet pagam as despesas. Enquanto os seguranças afirmam receber somente alimentação, transporte e estadia custeados pelo PSL.

 

*OGlobo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia