Áudios revelam discussões entre Gustavo Bebianno e Jair Bolsonaro; ouça

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O ex-ministro Gustavo Bebianno divulgou nesta terça-feira (19) uma série de áudios de conversas com o presidente Jair Bolsonaro. Eles relevam discussões e desentendimentos entre os dois nos dias que antecederam a saída de Bebianno do governo federal, confirmada nesta segunda (18).

De acordo com a revista Veja, que teve acesso às informações, parte das gravações aconteceram no último dia 12, indicando que o ex-secretário-geral da Presidência da República estava certo ao dizer na última quarta-feira (13) que havia falado com o presidente três vezes no dia anterior.

Na terça, Bolsonaro um áudio para Bebianno criticando uma reunião marcada entre o ex-ministro e o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, e outros dois para falar de uma viagem de Bebianno com dois ministros ao Pará.

Na quarta, Carlos Bolsonaro negou que Bebianno tenha falado com o presidente no dia anterior. No mesmo dia, Jair voltou a mandar um áudio para o ex-ministro questionando a declaração dele. “Você não falou comigo nenhuma vez no dia de ontem. Ele [Carlos] esteve comigo 24 horas por dia. Então não está mentindo, nada, nem está perseguindo ninguém”, disse o presidente.

“Capitão, há várias formas de se falar. Nós trocamos mensagens ontem três vezes ao longo do dia, capitão. Falamos da questão do institucional do Globo. Falamos da questão da viagem. Falamos por escrito, capitão. Qual a relevância disso, capitão? Capitão, as coisas precisam ser analisadas de outra forma. Tira isso do lado pessoal. Ele não pode atacar um ministro dessa forma”, respondeu Bebianno.

*BN