Anvisa aprova venda de novo medicamento para tratamento do câncer de bexiga

Um novo medicamento para tratamento do câncer de bexiga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização para venda do Keytruda, nome comercial do pembrolizumabe, confeccionado pelo laboratório norte-americano MSD, foi publicada na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial da União. O medicamento é destinado a pacientes com estágio avançado da doença e que não tenham tido resultados com quimioterapia à base de platina.

A Keytruda já havia sido aprovada pela Anvisa para tratamento de câncer de pele e de pulmão. A aprovação para o uso do remédio em casos de câncer de bexiga foi feita depois dos resultados do estudo fase III, Keynote-045, com testes em 542 pacientes com pembrolizumabe ou quimioterapia.

No estudo, que durou 22,5 meses, o laboratório responsável pela confecção do medicamento diz que o tratamento com pembrolizumabe foi 30% mais eficaz que a quimioterapia, e foi observado que os efeitos colaterais foram menores. O câncer de bexiga atinge principalmente homens a partir dos 65 anos de idade e que têm o hábito de fumar.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia