Dra. Adriana Andrade esclarece dúvidas sobre a rinite

A otorrinolaringologia (ORL) ? considerada uma das mais completas especialidades m?dicas do mundo, com caracter?sticas cl?nicas e cir?rgicas. Seu campo de atua??o envolve as doen?as do ouvido, do nariz,? faringe, laringe e pesco?o, e outros.

Conhe?a um pouco mais sobre?a rinite, nessa conversa com? Dra Adriana Andrade e diretora da CLINOS:

Blog do Valente – Qual a diferen?a entre alergia e rinite?

Dra Adriana Andrade – A Rinite ? a inflama??o da mucosa de revestimento nasal, com a presen?a de congest?o nasal e/ou rinorr?ia (coriza) e/ou espirros e/ou prurido(coceira) nasal. Portanto a Rinite pode ser al?rgica ou n?o. Por outro lado, existem outros tipos de alergia, onde o paciente n?o tem como resposta a Rinite; por exemplo, uma alergia a uma determinada subst?ncia que leve o paciente a um edema de glote.

Blog do Valente: Como tratar rinite?

O tratamento da Rinite depende da etiologia da mesma. No caso da Rinite Al?rgica ? necess?rio se afastar dos al?rgenos (o que causa a alergia:? poeira, ?caros etc.) al?m de fazer o tratamento medicamentoso. A Rinite Al?rgica n?o tem cura ainda, por?m tem tratamento, o que permite que o paciente viva bem, sem sintomas, e deve ser realizado para evitar complica??es como otites, sinusites infecciosas etc.

?Blog do Valente: Por que associam a rinite e? a alergia ao clima, ar-condicionado? H? alguma rela??o?

Na Rinite, o paciente apresenta uma hipersensibilidade. No caso da Rinite Al?rgica ? poss?vel identificar o al?rgeno atrav?s dos testes al?rgicos, sendo os mais comuns a poeira e os ?caros.Na Rinite idiop?tica, ocorrem rea??es de hipersensibilidade nasal em presen?a de agentes inespec?ficos, como por exemplo: cheiros fortes, cigarro, altera??es de umidade e temperatura, etc.

Os sintomas predominantes s?o obstru??o nasal e/ou rinorr?ia. N?o se sabe precisamente qual sua etiologia, motivo pelo qual passou a ser chamada de idiop?tica. O diagn?stico ?, portanto,de exclus?o.

Dra . Adriana Andrade Otorrinolaringologista

CLINOS

Rua da Ma?onaria, n?43, Centro. Tel: 75 ?3631-7210.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia