A greve dos bancos está deixando milhares de aposentados sem receber o benefÃcio do INSS, que começou a ser pago em 26 de setembro e segue até amanhã. Dados da assessoria de imprensa do INSS aqui na Bahia apontam que 21.304 novos benefÃcios foram concedidos no estado desde 8 de setembro, portanto é grande a chance de que parte desses beneficiários ainda não tenha o cartão em mãos e esteja impedida de realizar os saques. Estimativas da Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap) dão conta ainda de que 15 milhões de beneficiários da Previdência em todo o Brasil não possuem o cartão.
âIsso porque muitos aposentados optaram por não ter o cartão, pois o dinheiro é tão pouco que eles preferem fazer o saque diretamente no caixa na agência. Isso acontece frequentemente entre os que recebem um salário mÃnimoâ, explica o presidente da Cobap, Warley Gonçalves.
O INSS, através de sua assessoria, disse não ter como confirmar as estimativas da Cobap, pois não é responsável pelo controle de quem tem cartão ou não, já que esta é uma função dos bancos. Para o aposentado que ainda não possui o cartão porque se aposentou recentemente, a chefe da divisão de benefÃcios da gerência do INSS em Salvador, Mônica Protázio, explica: âO primeiro pagamento sempre é feito na agência bancária, sem o cartão. Então, quem teve o benefÃcio concedido há pouco tempo e ainda não fez o primeiro saque terá que esperar o fim da greveâ.  Já os aposentados que optaram por não ter o cartão também terão que esperar o final da paralisação para sacar o benefÃcio.
TranstornosPara o aposentado que já tem o cartão, a greve dos bancários traz outros obstáculos, como as longas filas, a falta de jeito para operar as máquinas de autoatendimento e o medo de ser vÃtima de roubo. De qualquer forma, o cartão serve como passaporte para acessar as transações financeiras neste perÃodo de greve. Segundo Protázio, os aposentados que já possuem o cartão têm os caixas eletrônicos como opções para sacar o benefÃcio durante a greve. âAqueles que recebem pelo Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal também podem sacar nas lotéricas. Tendo o cartão não há dificuldade para sacar o benefÃcioâ, acredita.Â
Questionado sobre a abertura de agências para atender exclusivamente aos aposentados, como aconteceu na greve dos bancos em 2009, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes Neto, disse que não há orientação neste sentido. âEstamos com a maioria dos terminais de autoatendimento funcionando e algumas agências foram abertas.(Correio)




