Bacelar atendia a pedidos da Odebrecht no Congresso, segundo MPF

O deputado federal João Carlos Bacelar (PR) teria atuado no Congresso para atender a diversos pedidos feitos pelo ex-executivo da Odebrecht José de Carvalho Filho, um dos delatores da empresa.

Em depoimento ao Ministério Público, o ex-funcionário do grupo disse ter solicitado ao parlamentar “um esforço” para que a Medida Provisória 558 “não caducasse”, ou seja, não perdesse sua eficácia.

Carvalho Filho contou que, no episódio específico, procurou Bacelar depois de receber um pedido de Eduardo Melo Pinto, então presidente da Santo Antônio Energia.

Bacelar teria ainda, conforme o MPF, atuado para evitar a convocação de representante desta empresa na Comissão de Fiscalização e Controle, além de repassar informações sobre as sessões secretas realizadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

“O Deputado Federal teria, ainda, solicitado repasses financeiros, a pretexto de campanha política, para as eleições de 2006, 2010 e 2014. Nesse contexto, teriam sido feitos pagamentos no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em 2014, a título de doação oficial”, diz trecho do pedido de investigação contra Bacelar, autorizado pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin.

O deputado teria ainda recebido, em 2006, R$ 50 mil por meio do setor de Operações Estruturadas da Odebrecht. Bacelar será investigado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva.