Mitos e verdades da reposição hormonal foram comentados por especialista no Levante a Voz

O mastologista Dr.Luciano Ramos, que atende em Santo Antônio de Jesus, esteve participando do quadro Dica de Saúde no programa Levante a Voz a respeito de detalhes quanto à reposição hormonal nas mulheres após o período da menopausa.  Nesta fase, conforme ele explicou, são gerados alguns sintomas indesejados, como: ressecamento da pele, calores súbitos noturnos com sudorese, insônia, ressecamento vaginal e outros.São sintomas que aparecem em torno dos cinquenta anos de idade, quando ocorre o que os médicos chamam de “falência ovariana”, quando os ovários param de funcionar. 'O gineceologista pode cuidar disso com uma terapia de reposição hormonal. Esse hormônios femininos sendo repostos resolvem em curto espaço de tempo todos esses problemas”, disse ele.A reposição pode ser feita de várias maneiras, comprimidos, gel para a pele, implante com microtubos, gel vaginal e outros. O especialista é que deve definir qual seria o melhor veículo de reposição hormonal conforme o quadro clínico da paciente.A questão da relação entre o câncer de mama e a reposição hormonal também foi abordada pelo especialista' Não é verdade o que muita gente fala no mundo inteiro, de que reposição hormonal causa câncer de mama. O que se sabe é que mulher que usa reposição hormonal por mais de cinco anos corre um risco um pouco maior. O que o ginecologista deve fazer é uma avaliação do cólo do útero e do ovário além de pedir uma avaliação do mastologista para se certificar de que a mulher não conta com nenhuma patologia na mama, estando portanto apta para se submeter ao tratamento”, explicou Dr. Luciano.Ele ressaltou que a contra indicação é feita para as mulheres que tem ou já apresentaram quadro de câncer de mama, já que o tumor usa o hormônio para se desenvolver.