Hoje, sexta-feira (28) e amanhã, sábado (29) acontece no auditório do CETEP ? Centro Territorial de Educação Territorial – em Santo Antonio de Jesus, o encontro do curso de Enfermagem. A professora Nadia Rios, coordenadora do curso de Enfermagem do CETEP, em entrevista, destacou que o objetivo do evento é trabalhar a parte ética e os erros que tem acontecido na área de enfermagem. ?Os erros sempre existiram, mas só estão vindo à tona agora porque as pessoas estão começando a denunciar?, destacou a coordenadora. O primeiro dia do encontro uma mesa redonda discutirá os erros na área de enfermagem, jornada de trabalho, problemas na formação técnica, situações que no momento da formação de cada profissional não foram resolvidas e que acabam acontecendo com mais gravidade mais tarde. ?O nosso curso também vem trabalhando a questão da humanização, trabalhando em prol para reduzir a margem de erros para que a gente não venha agredir o cidadão que está em nossas mãos para serem tratados?, disse. Segundo Nadia Rios, casos de falhas de enfermagem também acontecem em Santo Antonio de Jesus, porém as pessoas não denunciam. Por esse motivo, os casos não são caracterizados. A mesa redonda nesta sexta-feira (28) será composta por um advogado, para falar sobre a questão legal e sobre o código, um enfermeiro auditor e um enfermeiro da área trabalhista. Esse primeiro momento do evento é voltado para os profissionais da área, mas não existe limite de pessoas. No sábado (29) o evento será realizado na Praça Padre Mateus, das 08hs às 17hs, permitindo a participação de todos os interessados. ?Estaremos aferindo a pressão arterial das pessoas e medido a glicemia capilar e também teremos a parte educativa falando de saúde?, concluiu Nadia Rios.





