Um leitor entrou em contato conosco para perguntar com base em que pesquisa fizemos aqui um comentário afirmando que a maconha é a porta de entrada para outras drogas. Isso é muito simples, basta consultar aos dependentes em tratamento de crack no CAPs de Santo Antônio de Jesus sobre como tiveram o primeiro contato com o mundo das drogas e eles serão com certeza unânimes em dizer que foi através da maconha.Há quem defenda a maconha dizendo que usa há muito tempo e nunca teve problema algum. Esse comentário, vale lembrar, é muito pessoal e diz respeito somente a casos em particulares. No caso do saudoso Raul Seixas, por exemplo, quem apresentou as drogas a ele está vivo e bem ( o escritor Paulo Coelho ) mas quanto a Raul, que tinha uma tendência ao vício, todos sabem o que aconteceu.A possibilidade do usuário passar do vício da maconha para outras drogas assim que perceber que a primeira não faz mais o efeito desejado é real e acontece todos os dias. E o pior: a maioria dos que entram não consegue mais sair.Então imagine o que representaria a liberação de uma droga dessas para uma criança que passa na praça e vê alguém usando. Se esta criança se sentir influenciada pelo que vê, de quem será a culpa se no futuro ela se tornar um adolescente viciado?
Além do mais, a experiência com o bebida alcoólica liberada já nos mostra o que pode acontecer. Quando alguém comete uma barbaridade no trânsito, bate na mãe ou pratica algum tipo de ilegalidade no cotidiano, sempre aparece um defensor para dizer que foi culpa da cachaça e não da pessoa.Pois é, com a maconha liberada esses “amigos dos malucos' teriam mais alguma coisa para botar a culpa.
Léo Valente




