Ouvintes procuraram a rádio Andaiá FM para reclamar dos tumultos que tem ocorrido na Central de Marcação de Santo Antônio de Jesus. Liana Costa, diretora do setor, relatou que houve três momentos críticos: a marcação dos Raios X, das ultrassonografias e dos exames laboratoriais, sendo o momento mais complicado nesta quarta-feira à tarde (24)., sendo que sendo o SAMU foi acionado , pois algumas pessoas estavam passando mal por causa das filas, do calor e da própria manifestação. “Nós marcamos de segunda à sexta-feira, em procedimentos e consultas mais de três mil agendamentos”, frisou.
Ainda disse que mais de 80% dos exames e consultas marcadas foram solicitadas a mais de seis meses atrás. Por isto, para diretora, os problemas tem ocorrido porque havia muitos dias sem existir nenhuma marcação de exames ou de atendimento médico especializado.
Segundo a entrevistada, as guias do SUS precisam estar totalmente preenchidas com nome da pessoa, motivo da solicitação, nome do médico e a data. ?Eu preciso de todas estas informações nas requisições para que consiga passar, pois é o sistema que regula o SUS. Existe um protocolo que deve ser seguido para conseguir o procedimento pelo Sistema Único de Saúde?, ressaltou. Liana ainda disse que os cidadãos devem procurar as unidades de saúde dos bairros para terem informações sobre o calendário estabelecido pela Central de Marcação.



