Após se concentrarem em frente ao shopping Iguatemi no início da tarde desta terça-feira (23), os médicos realizam uma caminhada na avenida Tancredo Neves. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a categoria está nas imediações do shopping Sumaré. A ideia é seguir por esta via e percorrer também a avenida Magalhães Neto. Esse é o terceiro ato promovido pela categoria este mês
De acordo com o órgão de trânsito, há congestionamento em todos os acessos à região do Iguatemi, na própria avenida Tancredo Neves e no Caminho das Árvores. Quando estavam concentrados no Iguatemi, a categoria realizou uma feira de saúde, com atendimento gratuito à população, além de uma exposição de fotos para mostrar o descaso nas unidades de saúde.
A ação faz parte de uma série de manifestações que acontecem em todo o país nesta terça-feira (23) para protestar contra medidas recentes do governo federal que afetam a saúde pública. Entre as pautas da reivindicação nacional, estão pontos polêmicos como a vinda de médicos cubanos para o Brasil que, segundo a categoria, não obedece as leis de revalidação do diploma do país.
A categoria também se posiciona contra o aumento em dois anos do curso de Medicina, por considerá-la uma contradição em relação à primeira proposta, visto que demorará mais tempo para que novos médicos se formem. Eles cobram ainda o que consideram como “medidas definitivas” em contraste a decisões “de caráter demagógico e eleitoreiro”, tais como a destinação de 10% das receitas brutas da União para o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte:Ibahia



