
Inspirados pela exposição fotográfica “Rodas da Liberdade: Bora girar”, de Rui Rezende e George Bitencourt, um grupo de ciclistas passou a utilizar as redes sociais para criar uma mobilização espontânea em prol do uso da bicicleta como meio de transporte. A ideia é que no dia 7 de novembro as pessoas utilizem prioritariamente o veículo para se deslocar pela cidade.
Sob liderança democrática, o grupo utiliza o WhatsApp para concentrar as mensagens enviadas a pessoas comuns com a seguinte provocação: “Dia 7 de novembro eu vou de bicicleta. Bora você também? (sic.)”
- “Temos cidades há mais de três anos sem homicídios”, destaca comandante do CPR Recôncavo sobre redução da violência
- “Quando uma cidade sai do trilho, a gente atua”, diz comandante do CPR Recôncavo sobre ações em Muniz Ferreira e Maragogipe
- IFBA realiza encontro de comunicadores em Santo Antônio de Jesus e debate desafios da comunicação institucional
“Nesse dia, teremos a oportunidade de mostrar para toda a sociedade santoantoniense o quanto é importante adotar a bicicleta como principal meio de transporte para realizar suas atividades de rotina”, expõe Léo Pena, membro do grupo SportBike SAJ e entusiasta do movimento.
A exposição
Iniciada no domingo (27/10), a exposição “Rodas da liberdade: bora girar!” discute os benefícios de pedalar, em contraponto ao excesso de automóveis nas cidades, bem como a escassez de espaços para ciclistas. A mostra tem ao todo 45 painéis de 1,30 m x 2 m e aproximadamente 60 fotografias e está aberta à visitação até 10 de novembro, na Praça Padre Matheus.
Texto: Ivan Lessa




