Coordenador da 4ª Coorpin fala sobre tentativa frustrada de fuga na delegacia de Santo Antônio de Jesus

Na manhã de quinta-feira (03), alguns presos tentaram fugir da delegacia de Santo Antônio de Jesus. Os detentos chegaram a serrar as ferragens, mas foram frustrados pela percepção policial. Essa não é a primeira vez que os presos investem na tentativa de fugir da delegacia.

Em entrevista a Rádio Andaiá FM, o Coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Guimarães, explicou que logo pela manhã quando os policiais começaram a entrega de cafés para os presidiários, perceberam que alguns cadeados estavam estourados. ?Provavelmente utilizariam um dos agentes carcereiros como refém?, disse.

Ao perceber a tentativa, o policial convocou reforço policial, conseguindo conter a fuga de cerca de 13 presos. Os mesmos foram conduzidos do presídio para a delegacia enquanto esperavam pelas audiências de terça e quarta-feira (8 e 9, respectivamente).

Questionado sobre as estruturas da delegacia no município, Dr. Paulo salienta que é necessária uma reforma estrutural. A coordenadoria tem feito uma pequena reforma no sentido de melhorar as condições de trabalho. ?A parte da carceragem está totalmente destruída. Todos os presos são alojados em apenas duas selas?, informou. O mais adequado seria o encaminhamento de todos os presos para serem custodiados em presídios.

Atualmente na delegacia, encontram-se cerca de 30 presos. Desse quantitativo, 13 já estão no presídio e vieram apenas para aguardar julgamento.

Sobre o os menores homicidas do policial Jerry:

Após apreensão dos menores envolvidos diretamente no assalto e assassinato, a polícia conseguiu chegar a um 3º (de menor) e 4º (maior) que também estavam envolvidos, por esconder a arma utilizada e os objetos provenientes do furto. Posteriormente a polícia descobriu um 5º envolvido, proprietário da arma e responsável pela locação da mesma, para ser utilizada nos crimes. ?Todos foram identificados e interrogados. Os menores foram encaminhados ao Ministério Público, com a solicitação de internamento. Os dois maiores, foram flagranteados?, esclareceu.

O tempo máximo de internamento para os menores são de três anos. Inicialmente são internados por 45 dias, onde acontece uma nova reavaliação para estabelecimento de tempo de internamento.