A Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus é uma unidade de apoio técnico, a qual se propõe a prestar um serviço, que assegure o controle, preparo e esterilização de artigo médico hospitalar, assim como a distribuição de material estéril para todo o hospital, garantindo a qualidade e contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar.
Sua visão consiste em prestar um serviço com maior nível de segurança no processamento dos artigos médico hospitalar, garantindo a qualidade e proporcionando condições seguras de assistência ao paciente com a missão de fornecer materiais desinfetados e esterilizados, contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar.
A coordenadora do CME, a enfermeira, Erlane Lima, destaca a importância do serviço na Unidade. ?CME é um setor que tem por objetivo controlar a infecção hospitalar (IH), com o intuito de prover uma decisão racional sobre os processos de desinfecção e esterilização, e sua função é abastecer todos os se tores do hospital que necessitem de materiais esterilizados, garantindo a qualidade de processamento, sob condições que sejam adequadamente monitorados e controlados?, informou a enfermeira.
Importante destacar que diversas adequações estruturais foram promovidas na Unidade para evidenciar e reforçar o fluxo de material e de pessoal entre as áreas atendidas pela CME. Além disso, o hospital investiu na modernização dos equipamentos, nas áreas assistenciais, colaboradores da CME intensificaram as visitas periódicas para detecção e correção de possíveis falhas, e também para orientação quanto ao uso e guarda dos artigos processados. Rotineiramente são realizados, ainda, inventários periódicos dos instrumentais com o objetivo de controlar o patrimônio e detectar, precocemente, as necessidades de reposição, evitando, assim, a falta de artigos para os pacientes. Todos esses processos são monitorados através da implantação de indicadores de produtividade e qualidade.Andréa Sued DRT 2055


