
Durante a 1ª edição do Programa Primeira Hora que foi ao ar no sábado (19), na rádio Andaiá FM, o santoantoniense Faustino Cunha contou a origem do nome do bairro Maria Preta. O Maria Preta é um dos bairros mais populares da cidade de Santo Antônio de Jesus.
Ao contrário do que muitos especulam, Maria Preta não é o nome de uma folha. De fato havia uma Mata em parte do local onde hoje é o bairro, mas o nome não tem ligação direta com a Mata.
“Uma senhora que atendia por Dona Maria, uma senhora de cor negra, botou uma barraca ali. Aquela barraca era coberta com palha, e dia de sexta-feira de tarde ela assava uma carne. Bebida… naquele tempo não tinha whisky, era cachaça e não tinha luz na cidade para ter cerveja gelada, e então se dizia ‘vamos lá em Maria Preta?’ para tomar o aperitivo dia de sexta-feira de tarde e dia de sábado, e assim ficou o nome daquilo ali Maria Preta. Era na cabeceira da estrada que hoje vamos para o Bom Jardim. Eu tenho certeza absoluta que o nome pegou por isso. Ali era uma Mata, mas o nome é por causa desta mulher que era uma mulher de cor negra, e o ponto de referência de tomar um aperitivo”, contou Faustino.
Sendo assim, segundo Faustino o nome do bairro se dá devido a essa senhora que vendia aperitivos na região as sextas e sábados.

O programa Primeira Hora irá ao ar todo sábado às 06h, e é uma realização da Rádio Andaiá FM com produção de Leonardo Valente e Cristina Pita. O programa trará resumos dos principais fatos de cada semana, além de alguns quadros e entrevistas.


