
O Ministério da Saúde informou que irá substituir gradualmente a vacina oral contra a poliomielite pela versão inativada do imunizante a partir de 2024. Essa decisão foi tomada com base em recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, que levou em consideração as novas evidências científicas relacionadas à proteção contra a doença.
É importante ressaltar que essa atualização não significa o fim imediato da vacina oral, conhecida popularmente como a “vacina das gotinhas”. Trata-se de um avanço tecnológico que visa aumentar a eficácia do esquema vacinal, e será implementado após um período de transição, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.
A recomendação da câmara técnica é que o Brasil adote exclusivamente a vacina inativada contra a poliomielite como reforço aos 15 meses de idade, substituindo a forma oral que é utilizada atualmente. A forma injetável da vacina já é aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, após o período de transição, que começará no primeiro semestre de 2024, as crianças brasileiras que receberem as três primeiras doses da vacina irão tomar apenas um reforço com a versão injetável aos 15 meses.
Com essa mudança, a dose de reforço que era aplicada aos quatro anos de idade não será mais necessária. Isso ocorre porque o esquema vacinal com quatro doses garantirá a proteção contra a poliomielite. A atualização levou em consideração critérios epidemiológicos, evidências relacionadas à vacina e as recomendações internacionais sobre o assunto.
A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. Ela pode causar paralisia e até mesmo levar à morte. No entanto, graças aos esforços de vacinação em todo o mundo, a doença está quase erradicada globalmente. A substituição da vacina oral pela versão inativada representa mais um passo importante no combate à poliomielite, aumentando a eficácia da imunização e contribuindo para sua eliminação completa.
O Ministério da Saúde irá promover campanhas de conscientização para informar a população sobre essa atualização no esquema vacinal contra a poliomielite. É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para receberem as vacinas conforme as orientações do calendário nacional, garantindo assim a proteção contra essa doença grave.


