“Tem demonstrado resultado”, diz Prefeito de Salvador sobre segurança do Pelourinho

Bruno Reis ainda ressalto o motivo da prefeitura não realizar mais medidas contra a violência na capital – Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), avaliou positivamente a intervenção municipal na segurança do Pelourinho. Segundo o gestor, as ações da prefeitura, que dobraram o efetivo de todas as áreas da administração municipal na região, já resultaram em uma redução de 72% das ocorrências.

O que nós fizemos no centro histórico foi dobrar a nossa operação de todas as áreas da prefeitura. Botamos a equipe de manutenção permanente, dobramos efetivos da limpeza pública, dobramos efetivos da Secretaria de Ordem Pública para garantir a boa utilização do espaço público, dobramos a operação das equipes de abordagem, ficam ali na área social convencendo as pessoas em situação de rua a aceitar acolhimento e dobramos também nosso efetivo da guarda municipal, com equipamentos e com os guardas, além do monitoramento eletrônico”, detalhou Reis, em entrevista ao A TARDE Cast.

O prefeito ressaltou que a segurança do Pelourinho é de responsabilidade do Estado, mas que a prefeitura está contribuindo para reduzir os reflexos da criminalidade na região. “A gente sabe que o tráfico de drogas, enfrentamento das facções, proteger as barreiras para proibir as entradas de armas, de drogas, isso é responsabilidade do Estado. Não há como a prefeitura, com a guarda municipal, ter atribuições para garantir os funcionamentos dos equipamentos públicos, atribuição de garantir a preservação dos espaços públicos e de dar segurança para as pessoas”, explicou.

“A gente não tem inteligência, a gente não faz escuta telefônica, a gente não utiliza mecanismos para apurar, para desenhar crimes dessa magnitude, não há como a prefeitura assumir mais atribuições no centro histórico, nós não assumimos isso”, concluiu.