Maragogipinho, distrito de Aratuípe, no recôncavo baiano, será palco do II Festival da Cerâmica entre os dias 14 e 17 de novembro. O evento vai celebrar a tradição de mestres ceramistas e artesãos. A localidade é reconhecida pela Unesco como maior centro cerâmico da América Latina.
A programação que inclui feira de artesanato, rodada de negócios, mostras artísticas, cursos de qualificação, visitas às olarias, e apresentações musicais. Estão previstos shows de Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau e outros artistas.
O evento traz como tema em 2024 “Cerâmica e Tradição: Celebrando o Boi Bilha”, em homenagem a obra criada pelo Mestre Vitorino, referência na arte da cerâmica e importante oleiro da comunidade, hoje aos 104 anos. O Boi Bilha é uma moringa em formato de boi modelada em argila reproduzida por diversos artesãos locais.
O festival também terá uma caravana de cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, como forma de regularização profissional e de garantia de direitos trabalhistas.
A programação do evento ainda inclui a 5ª Rodada de Negócio Artesanato da Bahia, nos dias 12 e 13 de novembro, que vai unir os artesãos locais a empresários, lojistas e revendedores da Bahia e do país, além de curso, rodas de conversa e a entrega do “Selo de Origem Artesanato da Bahia”.



