A Bahia e o Senegal avançaram nas conversas para um acordo de cooperação tecnológica no setor de trânsito. O tema foi discutido em um encontro realizado na última terça-feira (04) na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador. O evento reuniu o diretor-geral do órgão, Rodrigo Pimentel, e o prefeito de Yeumbeul Sul, Modou Bara Gaye, além de outras autoridades.
Segundo o Detran-BA, o objetivo da reunião foi debater a possibilidade de um memorando de intenções entre as instituições, visando a troca de conhecimento e a implementação de inovações tecnológicas para segurança viária.
Rodrigo Pimentel ressaltou que o Detran-BA é uma referência no Brasil quando se trata de tecnologia aplicada ao trânsito.
“Nosso trabalho no Detran-BA tem sido reconhecido pela excelência tecnológica e pela eficiência dos serviços, e temos o orgulho de poder compartilhar essas soluções com outros países. A parceria com Senegal é uma oportunidade de estreitar laços e contribuir para o desenvolvimento do trânsito de maneira mais segura e moderna”, destacou.
Já o prefeito de Yeumbeul Sul demonstrou interesse na cooperação e enfatizou os benefícios dessa troca de conhecimento.
“A troca de conhecimento e a cooperação internacional são fundamentais para o progresso de nossas cidades. A experiência do Detran-BA pode ser extremamente valiosa para a implementação de soluções tecnológicas que melhorem a mobilidade urbana e a segurança viária em Senegal”, afirmou.
Caso o memorando seja formalizado, a parceria poderá envolver a transferência de tecnologias como sistemas de monitoramento eletrônico, aplicativos para educação no trânsito e plataformas digitais para gestão do tráfego. Além disso, há a possibilidade de treinamentos e capacitação de profissionais senegaleses, bem como a realização de pesquisas conjuntas para aprimoramento das políticas públicas de trânsito.


