Nesta segunda-feira (31), às 16h, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizará a cerimônia de passagem de comando no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb), em Simões Filho. O coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes assumirá a liderança da corporação, sucedendo o coronel BM Adson Marchesini, que esteve à frente do CBMBA por quatro anos.

Com uma carreira consolidada, o coronel Aloísio ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) em 1991. Em 1997, especializou-se no Curso de Oficiais Bombeiros na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Além disso, é bacharel em Ciências Jurídicas e possui especialização em Segurança Pública.
Ao longo de sua trajetória, desempenhou diversas funções de relevância, como coordenador da tropa do CBMBA que atuou no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. Também foi Conselheiro Técnico Policial das Nações Unidas para o Haiti (Minustah) e coordenador de Planejamento Operacional de Unidades Bombeiro Militar. Além disso, integrou o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz-BA.



