Em uma noite histórica para o futebol brasileiro, o Botafogo derrotou o Paris Saint-Germain por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), no Rose Bowl, na Califórnia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. A vitória coloca o time carioca, campeão da Libertadores, muito próximo da classificação às oitavas de final do torneio.

O único gol da partida foi marcado por Igor Jesus, aos 35 minutos do primeiro tempo, após rápido contra-ataque que desmontou a defesa parisiense. O lance começou com Artur desarmando Kvaratskhelia e acionando Marlon Freitas, que tocou para Savarino. O venezuelano lançou Igor Jesus, que driblou Pacho e finalizou com desvio, vencendo o goleiro Donnarumma.
Com 100% de aproveitamento no Grupo B, o Botafogo chegou aos seis pontos e agora só uma derrota por três ou mais gols de diferença para o Atlético de Madrid, na próxima segunda-feira (23), tira a equipe das oitavas de final.
O PSG, atual campeão da Champions League, chegou ao confronto embalado por uma goleada de 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid, mas viu sua estratégia falhar diante da sólida organização defensiva botafoguense. O técnico Luis Enrique fez alterações na equipe titular, promovendo a entrada de Beraldo, Zaïre-Emery, Mayulu e Hernandez, em substituição a Marquinhos, João Neves, Fabián Ruiz e Nuno Mendes.
Do lado brasileiro, o técnico Renato Paiva optou por um esquema mais cauteloso, reforçando o meio-campo com o volante Allan na vaga do atacante Mastriani. A estratégia deu certo: o PSG teve 75% da posse de bola no primeiro tempo, mas o Botafogo foi mais eficiente nos contragolpes.
O time francês pressionou até os acréscimos, mas esbarrou na excelente atuação do goleiro John, que fez duas defesas decisivas — uma em cada tempo — e garantiu o triunfo. A principal oportunidade dos europeus veio em cobrança de falta de Vitinha, desviada por Mayulu, defendida no reflexo por John. Já nos acréscimos, Kvaratskhelia assustou em nova cobrança, mas mandou por cima do gol.
Ao longo da partida, o PSG finalizou 14 vezes, mas só duas foram no alvo. Já o Botafogo, mais preciso, acertou as quatro finalizações que tentou, incluindo o gol da vitória.
Agora, o PSG enfrentará o Seattle Sounders precisando pontuar ou torcer por um bom resultado do Botafogo diante do Atlético de Madrid, em confronto simultâneo, para seguir vivo na competição.
O feito do Botafogo, que estava na Série B há apenas três anos, marca um dos maiores triunfos recentes do futebol sul-americano sobre um gigante europeu.



