Durante os festejos juninos entre os dias 20 e 23 de junho, o Plantão Integrado de Direitos Humanos registrou 12 ocorrências de violações no São João de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A maioria dos casos (nove) foi classificada como situação de vulnerabilidade social. Também foram identificadas duas violações de direitos e um possível crime, conforme divulgado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

Entre os principais registros estão casos de vulnerabilidade não tipificada (5), crianças ou adolescentes perdidos (3), dificuldade de acessibilidade (2), trabalho infantil (1) e negligência à pessoa vulnerável (1). As vítimas foram, em sua maioria, adolescentes e adultos negros, com predominância de mulheres cisgênero (58%).
O Plantão Integrado é uma ação intersetorial do Governo do Estado da Bahia, que reúne órgãos públicos, sistema de justiça e organizações da sociedade civil, com o objetivo de garantir resposta rápida e proteção a grupos vulnerabilizados durante grandes eventos.
A atuação preventiva também teve destaque. Mais de 2 mil pulseiras de identificação foram distribuídas e dezenas de crianças foram acolhidas na “Casa do Brincar”. Pessoas em situação de rua foram encaminhadas aos serviços de saúde e assistência social. O consumo abusivo de álcool — especialmente entre mulheres — exigiu ações reforçadas de sensibilização e redução de danos, com apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Secretaria de Cultura (Secult).
A comunicação com o público foi fortalecida por meio de rádios locais, mensagens em palcos e uma intervenção cultural do grupo de percussão Olorum, na Praça Padre Mateus. A campanha “Respeito é Nosso Direito” ganhou adesão popular, com o público posando com plaquetas e usando a bandana temática nos trajes juninos.
Antes mesmo do início da festa, no dia 16 de junho, a SJDH e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizaram uma Formação em Direitos Humanos com mais de 200 agentes de segurança. A capacitação, que ocorreu no BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos) e online para outros 24 municípios, buscou garantir abordagens humanizadas durante as festividades.
A primeira participação do Plantão Integrado no São João de Santo Antônio de Jesus reforça a importância de políticas públicas voltadas à proteção social, sobretudo em eventos de grande porte. A organização Pontos Diversos, parceira da SJDH, recomenda maior atenção ao consumo de álcool por adolescentes, ampliação da acessibilidade e uso da cultura popular para fortalecer a comunicação preventiva.




