A instalação da montadora chinesa BYD no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, marca um avanço estratégico não apenas para a economia, mas também para o setor turístico da Bahia. A análise é do secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, que aponta a chegada da indústria como um fator de estímulo ao turismo corporativo.

De acordo com Bacelar, a nova planta fabril — dedicada à produção de carros elétricos — reforça a infraestrutura logística e aérea do estado, ampliando a visibilidade da Bahia no cenário internacional. “A conectividade aérea foi um dos atrativos que aproximaram a Ásia do nosso território. Isso influencia diretamente na escolha por Camaçari”, explicou o secretário.
O titular da Setur também lembrou o histórico de inovação do município. “Camaçari sempre foi símbolo de pioneirismo. Foi sede do primeiro polo petroquímico do Nordeste e, anos depois, da primeira fábrica de automóveis da região. Agora, abriga os veículos do futuro: sustentáveis e elétricos”, destacou.
A expectativa do governo é que a fábrica da BYD atue como catalisadora de investimentos internacionais, com reflexos diretos em setores como hotelaria, mobilidade, alimentação e eventos empresariais.


