Mourão reage a Trump e diz que Bolsonaro é caso interno: ‘Não venha meter o bedelho’

Senador afirma que não aceita interferência estrangeira no caso envolvendo o ex-presidente e condena sobretaxa dos EUA

O senador e ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), afirmou nesta terça-feira (15) que a possível “injustiça” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um problema interno do Brasil e criticou a intervenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso que é interno nosso”, disse.

Mourão e Bolsonaro durante Cerimônia do Dia do Exército, em abril de 2022 – Gabriela Biló-19.abr.2022/Folhapress

A fala de Mourão foi feita durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado, em meio à repercussão da sobretaxa de 50% imposta por Trump a produtos brasileiros. O senador avaliou que a medida, articulada por Eduardo Bolsonaro, prejudica não apenas o Brasil, mas também os Estados Unidos.

“Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há. Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso”, declarou Mourão. O senador também criticou a substituição do “soft power” americano pelo “poder bruto da coerção e do dinheiro”.

A sobretaxa anunciada por Trump na última semana teve como pano de fundo a atuação de Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado, que se mudou para os EUA com o objetivo de pressionar o governo americano contra o Supremo Tribunal Federal (STF). O STF investiga o ex-presidente Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado.

A postura de Trump aprofundou o isolamento político de Bolsonaro e seus filhos, inclusive entre aliados. Governadores de direita que inicialmente apoiaram a retórica do ex-presidente americano e atacaram Lula (PT) recuaram, passaram a criticar a medida tarifária e buscam agora soluções diplomáticas.

Em sua carta divulgada nas redes sociais, Trump afirmou que o Brasil estaria “fazendo uma coisa horrível” com Bolsonaro. “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu o republicano na plataforma Truth Social.

Na noite de segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Bolsonaro e de outros sete acusados que integram o núcleo central da suposta trama golpista. Em resposta, Mourão declarou nas redes sociais que a manifestação da PGR “já era esperada em um processo claramente político”.