
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu, nesta segunda-feira (15), a cerimônia de transmissão de cargos no auditório do Quartel do Comando Geral, nos Aflitos, Centro de Salvador. O evento reuniu sucessores e sucedidos em um ato simbólico de passagem de comando e renovação da corporação, realizado uma semana após o governador Jerônimo Rodrigues promover 304 oficiais e criar novos comandos e unidades na estrutura da PMBA.
O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou a importância das mudanças para o fortalecimento da segurança pública e valorização da carreira. “Com a criação de novas unidades e novos comandos, estamos dando um novo incentivo à nossa tropa, porque isso também é motivação. Nosso objetivo principal é aproximar a nossa tropa das comunidades e fazer melhor o nosso serviço de segurança pública”, declarou.
Entre as mudanças, o coronel Henrique Melo deixa o Comando de Policiamento Regional da Capital Baía de Todos os Santos (CPRC-BTS) para assumir a diretoria de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O coronel Leão sai do Departamento de Auditoria e Finanças (DAF) e assume o CPRC-BTS, enquanto o coronel Portugal deixa o CFAP para assumir o DAF. O coronel Macedo passou o Comando de Policiamento da Região Nordeste (CPR-NO) para o coronel Daniel, e o coronel Souza Júnior transferiu o Comando de Policiamento da Região Meio Oeste (CPR-O) para o coronel Botelho.
Botelho, agora responsável por 37 cidades com sede em Bom Jesus da Lapa, destacou o compromisso com a sociedade: “É uma alegria para a gente assumir o comando regional hoje e já estamos à disposição da sociedade. Seguindo a orientação do nosso comandante-geral, o tratamento ao cidadão deve ser humanizado, sempre cortês e amigo.”
A cerimônia também marcou a assunção dos cargos de três novos comandos criados pela Lei de Organização Básica (LOB), sancionada na segunda-feira (8). O coronel Macedo assume o Comando de Policiamento da Região Litoral Norte (CPR-LN), em Alagoinhas; o coronel Wagner, o Comando da Região do Médio Rio de Contas (CPR-MRC), em Jequié; e o coronel Souza Júnior, o Comando da Região Centro Norte (CPR-CN), em Irecê.
Souza Júnior destacou o impacto estratégico das mudanças: “Esse é um exemplo claro da preocupação do Governo do Estado em trazer mais segurança, levando a figura do coronel ao interior, facilitando as decisões e o contato com a área mais estratégica da Polícia Militar.”
Mais cedo, na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, foi realizada a aposição de luvas nos uniformes dos oficiais recém-promovidos, tradição que simboliza a valorização da carreira militar. Entre os promovidos estão cinco coronéis, 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães, reforçando a estrutura de comando e renovando os quadros da corporação.



