
A Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus realizou nesta segunda-feira (23) o primeiro parto humanizado em banheira totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O marco foi possível graças à parceria com a Amo Parto Humanizado.
O procedimento aconteceu no Hospital e Maternidade Luiz Argollo, em um ambiente seguro e acolhedor. A médica Dra. Débora Reis conduziu o parto com apoio da enfermeira obstetra Edna Gomes e da equipe multiprofissional do Centro de Parto Normal (CPN).
O parto na água busca minimizar intervenções invasivas e oferecer maior tranquilidade às mães, respeitando a fisiologia natural do processo e a autonomia da mulher nas decisões. Entre as vantagens estão o alívio da dor, já que a imersão em água quente estimula a produção de endorfinas, funcionando como analgésicos naturais, além de benefícios psicológicos e emocionais.
- Liminar determina que supermercados de Santo Antônio de Jesus funcionem apenas até as 14h nesta quinta-feira
- Comércio de Santo Antônio de Jesus funcionará das 8h às 14h no Corpus Christi; acordo prevê duas folgas para trabalhadores
- Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo movimenta Santo Antônio de Jesus neste domingo
Para a Dra. Débora, o momento representa um avanço importante: “É uma alegria imensa participar deste parto histórico e ainda mais pelo SUS. Ver a mãe sendo acolhida e cuidada com tanto carinho é a maior recompensa da nossa profissão.”
A Santa Casa destacou que a conquista é resultado de investimentos em humanização, capacitação da equipe e melhorias na infraestrutura, garantindo mais conforto, segurança e protagonismo às gestantes da rede pública.



