
Imigrantes que buscam vistos para morar nos Estados Unidos poderão ter os pedidos negados caso apresentem problemas crônicos de saúde, como obesidade e diabetes. A informação consta em uma nova diretriz do Departamento de Estado norte-americano, enviada a embaixadas e consulados do país.
O documento também cita doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas, neurológicas, câncer e transtornos mentais como condições que podem levar à recusa do visto. Segundo o texto, o objetivo é impedir a entrada de pessoas que possam “exigir cuidados médicos no valor de centenas de milhares de dólares”, onerando o sistema de saúde americano.
A orientação foi revelada pelo KFF Health News, veículo especializado em saúde pública, e confirmada pela Fox News.
De acordo com a diretriz, os funcionários dos consulados deverão avaliar o risco de o solicitante depender de benefícios sociais nos EUA. A medida reforça o endurecimento das políticas migratórias voltadas à autossuficiência financeira dos imigrantes.



