
O vereador Jairo dos Santos (Avante), de Muniz Ferreira, propôs a redução de 50% nos salários da alta cúpula do governo municipal e até seu próprio salário para evitar demissões de servidores nesta época do ano e afirmou estar disposto a discutir o tema. A sugestão foi apresentada durante sessão ordinária na Câmara Municipal, realizada na noite desta terça-feira (2).
“Se nesse momento natalino, se nesse momento de demissão, nós vereadores, juntamente com o secretário, juntamente com o prefeito Gileno e toda a sua equipe, a gente não poderia juntar, quem sabe, também aquelas pessoas que têm seus cargos mais elevados e a gente reunir toda a comitiva, todos os funcionários que de fato fazem parte e não vão sair de folha, que a gente pudesse reduzir em 50% o salário de cada servidor, que vai ficar, que faz parte do quadro político. Eu falo secretário, diretor e até essa casa aqui, eu não vou falar para os demais, mas eu coloco também à disposição, se caso fosse reduzir o salário do vereador Jairo em 50%, para que a gente fosse e pudesse manter os nossos funcionários trabalhando”, afirmou o vereador.
Segundo Jairo, na segunda-feira (1º) foi comunicado quem não permanecerá na folha salarial durante o período. É comum que em diversas prefeituras, parte dos funcionários é desligada nesta época do ano para que o gestor cumpra o índice de pessoal exigido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As recontratações, porém, só são retomadas a partir de março, deixando os trabalhadores fora da folha por cerca de três meses.
- Muniz Ferreira celebra 64 anos com Corrida Rústica, sessão solene, Feira da Nossa Gente e shows de Toque Dez e Heitor Santos
- Prefeito de Muniz Ferreira destaca programação de aniversário da cidade e confirma apoio político durante PGP
- Acidente envolvendo caminhão e motocicleta deixa três pessoas feridas em Muniz Ferreira
O vereador se colocou à disposição para uma reunião com representantes do Executivo e demais vereadores para buscar alternativas que evitem prejuízos aos funcionários neste período.
“A gente sabe que tem pessoas que trabalham e não vai sair, outras vão sair. Então, as pessoas procuram quem nesse momento? O vereador. Então, estou aqui dando uma resposta à população aberta ao diálogo, tanto com nossos colegas vereadores, como prefeito, como também os funcionários, que nesse momento se sente prejudicado, a gente sabe que tem um trâmite a se fazer na virada do ano, mas quem sabe, com diálogo, com bom senso, a gente possa chegar ao denominador comum”, disse.
Jairo também cobrou esclarecimentos sobre o pagamento do 13º salário aos funcionários contratados.
“Eu também quero falar, o pessoal tem me perguntado muito a respeito do 13º do contratado, se tem direito, se não tem direito, a gente também gostaria de saber uma explicação, saber de perto se de fato essas pessoas que vêm trabalhando têm direito a esse 13º”, questionou.
Ver essa foto no Instagram


