Nikolas chama filho de Bolsonaro de “toupeira cega” em nova troca de ataques

Deputado do PL-MG voltou a criticar aliados do ex-presidente após provocações nas redes sociais em meio à pré-campanha de Flávio Bolsonaro

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a subir o tom contra os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro e chamou o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL) de “toupeira cega” em meio a uma nova troca de ataques nas redes sociais.

A troca de farpas começou após o influenciador bolsonarista Junior Japa, seguido por Carlos Bolsonaro, ironizar Nikolas por um vídeo em que o parlamentar aparece divulgando ações em Minas Gerais usando uma camiseta branca, diferente da preta que se tornou marca de seus conteúdos de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na publicação, o influenciador insinuou que Nikolas teria “sentido” as críticas, estaria trocando apoio político por emendas parlamentares e não estaria se engajando na pré-campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Nikolas reagiu dizendo que enviaria “emenda para internar” os críticos em um hospício. Em seguida, Jair Renan entrou na discussão ao publicar um meme antigo da interação entre Galvão Bueno e Tino Marcos, popularizado na internet para insinuar que alguém ficou incomodado.

“Galvão”, escreveu Jair Renan. O influenciador Fernando Lisboa respondeu: “Diga, Tino”. Na sequência, Jair Renan completou: “Sentiu”.

Em resposta, Nikolas publicou um print da interação e disparou:

“Se juntar a capacidade cognitiva dessa dupla”, em referência ao vereador e ao influenciador, “não alcança a de uma toupeira cega”.

O episódio é mais um capítulo do desgaste entre Nikolas e o entorno da família Bolsonaro, intensificado desde o início da pré-campanha de Flávio Bolsonaro.

No começo do mês, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou publicamente Nikolas pela falta de engajamento direto na campanha e por supostamente usar o algoritmo das redes sociais contra a família Bolsonaro.

Aliados do clã passaram a monitorar as redes do deputado mineiro e apontam que ele cita pouco o nome de Flávio. A avaliação desse grupo é que Nikolas evita vincular sua imagem à candidatura para não dividir protagonismo dentro da direita.

Já do lado de Nikolas, a leitura é diferente. Em entrevista ao jornal O Globo, o deputado afirmou sofrer “ataques unilaterais” e criticou aliados que, segundo ele, “se acham mais Bolsonaro do que o próprio Bolsonaro”.

“Eu nunca fomentei nenhuma briga. A pergunta que tem que ser colocada é: o que eu já fiz? Porque uma briga são dois. Isso não é uma briga, é um ataque unilateral.”

Nikolas também afirmou que sua estratégia é dialogar para além da base bolsonarista e ampliar o alcance do discurso, em vez de apenas reforçar o apoio entre eleitores já alinhados.

A cobrança por maior engajamento na pré-campanha de Flávio também tem alcançado outros nomes da direita, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nesta semana, Carlos Bolsonaro chegou a ameaçar divulgar um levantamento com prefeitos e vereadores do PL que não fizeram publicações em apoio ao pré-candidato.

Em meio às tensões, Flávio Bolsonaro adotou um discurso de contenção e elogiou Nikolas em entrevista recente.

“Nikolas está comigo, é um moleque de ouro. É maduro, inteligente e ajuda expondo o PT.”