
A seleção da Bélgica chamou atenção dentro e fora de campo ao comemorar a vitória por 4 a 1 sobre os Estados Unidos com uma imitação da tradicional dança do presidente norte-americano, Donald Trump. A cena ocorreu após o quarto gol da partida, disputada nesta segunda-feira (6), e rapidamente viralizou nas redes sociais. Com o resultado, os belgas garantiram vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.
A provocação aconteceu em meio à repercussão de declarações feitas por Trump antes da partida. O presidente dos Estados Unidos afirmou que entrou em contato com a Fifa para pedir a revisão do cartão vermelho aplicado ao atacante Balogun durante o confronto contra a Bósnia e Herzegovina, válido pela fase anterior da competição.
Segundo Trump, a expulsão determinada pelo árbitro brasileiro Raphael Claus foi “um pouco suspeita”. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou ter recebido a ligação, mas afirmou que a decisão do Comitê Disciplinar foi tomada de forma independente.
Dentro de campo, a Bélgica dominou o confronto realizado no Lumen Field, em Seattle. Os europeus abriram o placar no início do primeiro tempo, sofreram o empate aos 30 minutos, mas retomaram a vantagem apenas dois minutos depois. Na etapa final, marcaram mais duas vezes e fecharam o placar em 4 a 1.
Após o gol que selou a classificação, marcado por Romelu Lukaku, os jogadores belgas repetiram os gestos característicos de Donald Trump durante a comemoração. O vídeo rapidamente ganhou grande repercussão nas redes sociais.
Depois da partida, perfis do presidente norte-americano foram tomados por comentários de torcedores, que publicaram bandeiras da Bélgica e fizeram referências à comemoração dos atletas, ampliando a repercussão do episódio.


