Emagreça com saúde: oito razões para colocar a abóbora em sua alimentação

 

Foto: reprodução /Shutterstock

 

Quer começar a semana com o “pé direito”? Você precisa melhorar seus hábitos alimentares. A abóbora – seja ela moranga, seca, abobrinha ou japonesa – pode ser uma aliada da vida saudável. Esse legume traz vários benefícios para saúde e todas as suas partes podem ser aproveitadas na cozinha.

O site Mundo Boa Forma preparou uma lista com x benefícios de consumir abóbora. Confira:

1- Melhora a visão e a saúde dos olhos: a abóbora é rica em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A – antioxidante que atua na manutenção da integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão.

Segundo o National Institutes of Health, o consumo frequente de abóbora é capaz de desacelerar algumas doenças degenerativas dos olhos que levam a cegueira.

2- Atua na perda de peso:
 segundo o especialista em nutrição Jonny Bowden, a abóbora é um alimento ideal para quem precisa perder peso por conter poucas calorias e ser rica em fibras. Além disso, o vegetal aumenta a saciedade e prolonga o processo de digestão – o que faz a pessoa comer menos.

O maior segredo para abóbora ajudar na perda de peso são as substituições. Invés de comer um pedaço de torta de chocolate preferir um copo de purê de abóbora com canela de sobremesa é um exemplo disso.

3- Melhora o sistema imunológico: 
a abóbora é rica em vitaminas, minerais, carboidratos fibras. A combinação do betacaroteno e vitamina C reforçam o sistema imunológico.

4-  Previne doenças coronárias: o vegetal é rico em substâncias que dão suporte a saúde do coração (vitaminas A e C, as fibras, o magnésio e o potássio). A abóbora também contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos e na prevenção do acúmulo de gordura das suas paredes, evitando eventuais obstruções e a aterosclerose.

5- Melhora a qualidade do sono: as sementes de abóbora são ricas em triptofano, aminoácido responsável por auxiliar na produção de serotonina no nosso corpo. Um neurotransmissor que melhora o humor ajuda a relaxar e a dormir melhor.

6- Controle da pressão arterial: estudos revelam que o óleo de semente de abóbora é cheio de fitoestrógenos, substâncias benéficas para a prevenção da hipertensão.

7- Melhora a saúde sexual do homem: a abóbora é rica em zinco, que é um mineral fundamental na saúde sexual do homem, pois regula a produção de hormônios masculinos determinantes para a fertilidade, ereção e desejo sexual.

8- Atua na fertilidade feminina e em quesitos da menopausa: de acordo com as publicações da Harvard Medical School, a presença do ferro na composição da abóbora ajuda a melhorar o nível de fertilidade nas mulheres. Estudos também mostram que a vitamina A, também presente na abóbora em forma de betacaroteno, é essencial para a síntese de hormônios durante a gravidez e o período de amamentação.

Já o óleo da semente de abóbora é rica em estrógenos naturais, que influenciam positivamente nos sintomas da menopausa das mulheres (dores de cabeça, dores nas articulações, etc).

Como consumir abóbora

– A casca da abóbora pode ser usada para preparar bolos, pães e chips;
– A polpa da abóbora serve para fazer sopas, sucos e purê;
– As sementes podem ser assadas no forno, caramelizada, compor saladas ou massa de pão e virar farinha.

iBahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia