Covid-19: variante de Manaus é identificada em Cruz das Almas

Foto : Ministério da Saúde/Reprodução

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que foi comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (24/03/21), às 16h, sobre a identificação da variante de Manaus (variante SARS-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28) em um paciente residente no município de Cruz das Almas. Ao tomar conhecimento, a equipe municipal da Vigilância em Saúde iniciou imediatamente a investigação complementar do caso.

 

Trata-se de um caso notificado em 19 de fevereiro de 2021, e que este paciente foi devidamente monitorado durante período de isolamento e já recebeu alta por cura. Paciente tem histórico de viagem para outro estado nos últimos 14 dias que antecederam ao aparecimento dos sintomas.

A nota ressalta que a variante P1 é considerada preocupante pela sua maior transmissibilidade, sendo assim, a Secretaria de Saúde de Cruz das Almas ALERTA e pede a colaboração de toda população para que reforcem as medidas de proteção contra a Covid-19, usando máscara, realizando a higienização das mãos, praticando o distanciamento social e, sobretudo evitando aglomerações.

 

Segundo a nota, se algum morador de Cruz das Almas apresentar qualquer sintoma sugestivo da Covid 19 (como febre, tosse, dor cabeça, faltar de ar, perda de paladar e/ou olfato) deverá procurar imediatamente o Centro Referência para Atendimento (PA) Covid-19, localizada no  IPER,  para que seja realizada a avaliação clínica, a testagem e demais condutas, além de manter o isolamento conforme orientação.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia