Consulta processual, orientação e resolução de casos marcam passagem da Unidade Móvel da Defensoria em Dom Macedo

Depois de atender aos moradores de Brejões, Nova Itarana e Santo Antônio de Jesus, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegou, nesta sexta-feira, 17, à cidade de Dom Macedo Costa. Durante todo o dia, os moradores puderam aproveitar a Defensoria perto de casa e 84 deles foram em busca de consulta processual, orientação jurídica ou resolução dos seus casos.

“Aqui é para resolver tudo que você precisa: pensão alimentícia, divórcio, guarda dos filhos e tudo mais que você tem direito”, aprovou a aposentada Deusdete Menezes dos Santos, 58 anos, que foi à Unidade Móvel com o filho para ele consultar o andamento da ação de guarda da filha que mora com ele desde que nasceu.

Quem também foi consultar a ação de alimentos dos dois filhos, de 12 e 13 anos, foi a gari Edilza Santos, 31 anos, que não sabe o endereço exato do pai das crianças e não consegue encontrá-lo para que ele cumpra o acordo de pagar os alimentos. “Entrei com uma ação na Justiça há três anos e, de lá para cá, ele só pagou o valor uma vez e não tem contato nenhum com as crianças. Se não fosse o meu salário, eu não sei o que seria de mim para sustentar sozinha meus filhos e manter a casa, comprar remédios, pagar exames, dar comida e levar para a escola”, enumerou a gari.

Reconhecimento voluntário de paternidade

A Ação Cidadã Sou Pai Responsável continua sendo um dos destaques por onde a Unidade Móvel passa e, desta vez, em Dom Macedo Costa, teve um reconhecimento voluntário de paternidade. O aposentado Carlos Conceição, 65 anos, aproveitou a ida da Unidade Móvel para a cidade e, finalmente, expressou sua vontade de reconhecer e registrar a filha sem nem precisar de exame de DNA. “Há muitos anos que quero e tento fazer isso e, agora, com esta oportunidade aqui, chegou a hora! Agora, ela terá a certidão de nascimento dela completa, com meu nome e sobrenome. Sempre estive por perto dela e, agora, estarei e serei um pai ainda mais presente”, garantiu o aposentado, fazendo jus à edição 2018 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que incentiva os pais a assumirem a sua importância na vida dos filhos.

*Ascom DPE-BA



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia